quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fazendo a limonada


Abrir a mente - neste caso, uma figura de linguagem - é quase uma obrigação para quem se dispõe a deixar o seu país para viver "abroad". O mesmo vale para quem volta. Além das roupas, lembranças (aqui, leia-se, objetos) e bugigangas, é preciso usar o conhecimento e as experiências para aproveitar as oportunidades. Sim, elas existem. Sim, esse é um assunto óbvio. E, finalmente, sim, é preciso ter disposição para enxergá-las.
Como eu costumo dizer, tudo depende do ângulo. Aliás, uso essa "teoria" para tudo - até mesmo para definir pautas de reportagens que produzo, ou sugiro. Uso o exemplo da angulação da notícia (o ponto de vista que um jornalista vai abordar para falar sobre determinado assunto) porque ele é "aplicável" para os relacionamentos e, consequentemente, para o que queremos para nós como projeto de vida (nossa, que filosófico).
Em se tratando de oportunidades, elas podem vir na forma do emprego dos sonhos, nas empresas do Eike Batista. Ok, tudo bem, ele não deve estar mais contratando por salários milionários. Mas podem vir, também, na forma de uma outra experiência de vida que pode agregar à profissional. Muitos amigos meus - tá, nem tantos assim - emendaram uma "aventura" na outra. Saíram do intercâmbio para um "internship" (estágio).
Daí para um emprego efetivado, é um pulo. Há, também, as opções de pós-graduação, mestrado e doutorado no exterior. Some a isso tudo, bolsas de estudos para cursos no exterior que variam. Algumas, cobrem o valor do curso; outras, as passagens de ida e volta, o seguro saúde, a estadia e os gastos com materiais didáticos.
Onde encontrar tudo, um caminho é o "Ciência sem Fronteiras" (www.cienciasemfronteiras.gov.br); outro é o famosíssimo e respeitado na mesma proporção, Universia (www.universia.com.br). Há, ainda, os sites que viabilizam intercâmbios - a maioria não remunerados, é verdade - em países como a Holanda, a Espanha e Budapeste.
Aí cabe a você, de novo passo a peteca para quem me lê, o que fazer com tudo que conquistou até o momento. É sua a decisão de fazer uma limonada com os parcos limões que você conseguiu colher em sua trajetória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Know us

Our Team

Video of the Day

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *